Com uma área correspondente a 59% do território nacional — equivalente a 5 milhões de km² — a Amazônia Legal engloba nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e parte do Maranhão. A região não se restringe ao ecossistema de selva úmida, correspondente a 49% do território nacional e que também abrange oito países vizinhos.
O conceito e seus limites territoriais foram criados em 1953 pela necessidade de se planejar o desenvolvimento sustentável da região, mas desde então enfrenta desafios como o garimpo ilegal, o desmatamento, a grilagem e ameaça aos territórios indígenas. Na Amazônia Legal hoje residem 56% de toda população indígena brasileira, parte dela em comunidades isoladas e sem contato com o mundo externo.
A Amazônia Legal é gerida pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que busca promover a integração competitiva da base produtiva regional por meio do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, também conhecido como Fundo Amazônia.
« Retornar ao Glossário