O NetLab — laboratório de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) — publicou nesta semana um artigo que denuncia práticas de greenwashing e de desinformação a partir da análise de 158 anúncios publicados pela Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) no Facebook e no Instagram em 2023. Greenwashing e Desinformação: A Publicidade Tóxica do Agronegócio Brasileiro nas Redes encontrou desinformação e prática de greenwashing em 48% dos conteúdos analisados e escancara as estratégias discursivas da FPA para melhorar a imagem do agronegócio junto à sociedade.
A Frente Parlamentar Agropecuária é uma das principais forças políticas no Congresso e defende interesses do agronegócio, influenciando as legislações trabalhista, fundiária e tributária brasileiras. Entre as estratégias discursivas denunciadas pelo NetLab, foram detectadas publicidades que criminalizam movimentos sociais que lutam por reforma agrária e que defendem a necessidade de manutenção do status quo no campo. Também foram encontrados conteúdos que promovem o negacionismo em relação aos impactos ambientais do agronegócio e da crise climática.
O artigo assinado por Priscila Medeiros, Débora Salles, Thamyres Magalhães, Bianca Melo e Rose Marie Santini pode ser lido na íntegra no site da NetLab. O estudo adotou três abordagens complementares de análise, que permitiram identificar e interpretar as estratégias discursivas da FPA: contagem automática de palavras e análise de coocorrência entre elas, análise de conteúdo e análise do discurso.