Reportagem em quadrinhos denuncia ecocídio em Belo Monte

Captura de Tela às

Sara Lima é jornalista, pescadora, ativista e participante do Micélio, programa de formação de “jornalistas-floresta” do portal Sumaúma que desde 2023 realiza um trabalho com 14 profissionais da região do Médio Xingu. Depois de entrevistar pescadores da região, Sara publicou neste mês, em parceria com o ilustrador e quadrinista Pablito Aguiar, uma reportagem em quadrinhos que denuncia o ecocídio decorrente da construção da barragem de Belo Monte.

 

A história Pacu Seringa – Um grito pela vida pode ser lida no portal Sumaúma e dá voz ao peixe Pacu Seringa, morador da Volta Grande do Xingu, no Pará, que presenciou de dentro do rio a construção da usina hidrelétrica. Os ruídos provocados pelas obras, a presença constante da luz artificial, a mudança da coloração da água e as dificuldades para se alimentar são alguns dos efeitos do empreendimento no dia a dia das espécies que ele encontra pelo caminho.

 

Para escrever a reportagem em quadrinhos, Sara contou com a assessoria científico-acadêmica de Jansen Zuanon, biólogo e um dos maiores especialistas em ecologia de peixes amazônicos. Pablito Aguiar, que ilustra a reportagem, também assina no portal Sumaúma a série de quadrinhos Guariba, que conta a jornada de um macaquinho em busca de respostas sobre o desmatamento e outros crimes cometidos na Amazônia por predadores humanos.

Conteúdos relacionados

asian city with waterfront

ARTIGO | Os desafios que Belém deve superar até a COP 30, em novembro de 2025

ARTIGO | A importância da conservação da biodiversidade

amarofreitas

Amaro Freitas: “Agimos como se fôssemos extraterrestres no nosso próprio planeta”

pexels lagosfoodbank

ARTIGO | Mudanças Climáticas: preocupação mundial com os impactos das atividades humanas e as discussões internacionais